segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE COTAS DA UERJ

EDITAL DE COTAS DA UERJ, VER EM http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2012/ed/edital/2012_anexo3_sistema_cotas.pdf

A universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi à primeira universidade do Brasil a adotar o sistema de reserva de vagas.
A universidade reserva 45 % do total de vagas para os candidatos carentes, divididos da seguinte maneira: 20 % são para candidatos de rede pública, 20% para negros ou indígenas e 5 % para candidatos com deficiência ou filhos de policiais, bombeiros e inspetores de segurança e administração na penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.
Para participar do sistema de cotas o candidato deverá ter aprovação no 1º exame de Qualificação da Universidade, pois é no ato da inscrição da segunda fase, a prova discursiva, que o candidato tem a possibilidade de optar por entrar na reserva de cotas. Entre os critérios do sistema está a renda mínima per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 960,00 das pessoas relacionadas no Formulário de Informações Socioeconômicas.
A análise da documentação comprobatória da carência socioeconômica e da opção de cota será realizada por comissões técnicas: a Comissão de Análise Socioeconômica e Comissão de Análise de Opção de Cota.
O candidato que tiver seu pedido deferido concorrerá apenas com os candidatos referentes a sua opção no sistema de cota, o que diminui muito a relação candidato vaga e facilita o ingresso do estudante na faculdade.
Em 2004, foi instituído o Programa de Iniciação Acadêmica- PROINICIAR, para oferecer suporte ao estudante oriundo do sistema de reserva de vagas. Em abril de 2008 a lei 5.230 estendeu o recebimento da bolsa no valor de 300,00 para “ todo o curso universitário do estudante cotista que mantiver a condição de carente”, e passou a chamar a “ Bolsa PROINICIAR” para “ Bolsa Permanência.”
O programa funciona como um intermediário entre os alunos e a universidade na medida em que os recepciona e procura orientar sua caminhada neste mundo novo e múltiplo, oferecendo oportunidades de desenvolver atividades não só relacionadas ao ensino, como também a Pesquisa e Extensão Universitária. As atividades acadêmicas oferecidas pelo programa são organizadas em categorias:

Instrumentais, que têm como objetivo desenvolver conceitos e conteúdos necessários ao bom desenvolvimento/ aproveitamento acadêmico. As de maiores demandas são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Instrumental, Informática Instrumental;

Oficinas, que objetivam oferecer ao aluno uma formação mais abrangente, ampliando sua vivência acadêmica e sua visão do mundo;

Culturais, na perspectiva de apresentar idéias diversificadas, inovadoras e criativas, democratizando os espaços e os saberes. Estas atividades são realizadas em parceria com diversos programas, projetos da universidade e prestadora de serviço.

Através do Proiniciar nós candidatos cotistas nos sentimos mais bem acolhidos ao entrar na universidade. O aluno tem todo um apoio, assim que iniciaram as aulas, os alunos cotistas foram convocados para uma reunião onde receberam boas vindas e ficaram ciente a respeito do funcionamento do programa, ou seja dos seus direitos e deveres. As Bolsas são permanentes e acumulativas, porém, a qualquer momento o aluno pode ser convocado para uma nova análise sócio econômica. Afinal o principal requisito do programa é a carência. O aluno também poderá deixar de receber a bolsa, caso não esteja freqüentando as aulas, ou deixe de fazer sua inscrição em disciplina. Se for o caso tendo até que reembolsar o valor recebido. Entrou em vigor a lei que permite ao estudante fazer estágio externo remunerado e permanecer com a bolsa. Desde que a fonte pagadora não seja a mesma. Normalmente os alunos só podem fazer estágio a partir do terceiro período, porém os cotistas podem acompanhar um profissional de sua área a partir do 1º período.
Todo aluno cotista que for a alguma atividade pela universidade, como um congresso, terá seus gastos reembolsados pela universidade.
Outra vantagem é o recebimento de um determinado material, correspondente a cada curso. Eu por exemplo, curso letras português/ Literatura, recebi os seguintes materiais: O livro de Evanildo Bechara- Moderna Gramática Portuguesa, atualizado pelo novo acordo Ortográfico, Michaelis Dicionário escolar Língua Portuguesa-Nova ortografia, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras e um pendrive 16 GB.